A Missão e a Sabedoria dos Caboclos
Conheça o trabalho incansável dos Caboclos, os guardiões espirituais da Umbanda. Este artigo revela como essas entidades de luz, com seu profundo conhecimento da natureza, atuam nos terreiros para curar, orientar e inspirar a humanidade, zelando pela harmonia e pela evolução de todos.
Tufac
8/25/20252 min read


Os Caboclos na Umbanda são considerados Espíritos de muita luz. É importante saber que nem todos os Caboclos foram necessariamente índígenas. Há entre Eles muitos mestiços, que por esta condição, não eram aceitos em seu núcleo familiar, sendo sempre tratados com desprezo e descaso. Ao atingirem uma idade que lhes permitia trabalhar, saíam um busca de seu sustento, sendo empregados em fazendas, sítios, e pequenas plantações. Temos ainda aqueles que ocupavam um pedaço de terra e nela preparavam sua roça e dela sobreviviam, sempre próximo as matas, onde tudo aprenderam sobre as ervas, folhas e raízes e ainda sobre os costumes e rituais indígenas. Hoje, esses Caboclos trabalham arduamente como Guias espirituais nos Terreiros de Umbanda. Desta forma representam uma raça que sempre defendeu as maiores riquezas do nosso país. Sob orientação de seus superiores, têm a responsabilidade de proteger a nossa flora e fauna. Vivem nas matas, cachoeiras, rios e mares, onde costumeiramente recebem suas oferendas. Trazem-nos a ciência das ervas, dos passes, dos pontos riscados, das velas e dos Elementais (seres que habitam nos quatro elementos: água-ondinas, terra-gnomos, ar-silfos e fogo-salamandras). Aliás, o uso de ervas é fundamental numa Gira de Caboclo, assim como também, o charuto e a macaia (bebida a base de ervas; no entanto, geralmente nos Terreiros, lhe são servidos vinhos tinto ou moscatel). Com o charuto, ele manipula o ar, dando passes e renovando a aura do consulente; pois a fumaça para os índios sempre teve grande significado místico; sempre foi uma forma de se comunicar com os deuses e com tribos distantes.
Com a bebida, ele desinfeta o corpo do médium, produzindo através do passe, as energias necessárias para o relaxamento e bem estar do consulente. O uso de bebida alcoólica nas Giras de Caboclo deve ser supervisionado pelos Cambonos, a fim de evitar excessos e consequentemente prejudicar o desenvolvimento mediúnico.
Em sua maioria, os Caboclos são pacíficos, objetivos, desconfiados e têm por missão zelar pela organização e boa conduta dentro dos Terreiros e fora dele. São eles que inspiram aos homens o interesse em novas pesquisas, movimentando o meio médico-científico para a descoberta da cura de doenças que castigam a humanidade.
Gostam de pessoas ativas e determinadas, inspirando sempre a paciência e organização.
Suas manifestações através dos médiuns, podem por vezes parecer arrogantes. Mas na realidade, tal impressão decorre do profundo conhecimento que essas Entidades possuem em relação ao povo que pertenceram. Donos de uma cultura nativa milenar conseguiram resistir ao tempo e a escravidão.
Trazem os ensinamentos necessários para se manter vivo o culto a natureza e suas manifestações, assegurando desta forma, o equilíbrio vital para a sobrevivência de homens e animais em nosso planeta.
ERVAS PARA OS CABOCLOS: abre caminho, erva da jurema, guiné pipiu, folha de fumo, cipó caboclo, samambaia, folha do limão cravo, alecrim...
Como Chegar
Contato
contato@tufacjapan.com
© 2025. All rights reserved.